Cosplays
O cosplay (Contração das palavras em inglês costume – traje/fantasia e play / roleplay – brincadeira, interpretação), é uma das expressões da cultura pop mundial.
Basicamente o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses (animes e mangás). Mas a prática do cosplay também pode englobar personagens pertencentes ao universo do entretenimento, como filmes, séries de TV e livros. Também existem aqueles que se caracterizam como figuras históricas ou de criações próprias.
Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.
Cosplay no Brasil
Acredita-se que o hobby chegou ao Brasil por volta de 1996, junto com a primeira convenção de animes do país, o Mangacon. Realizado na cidade de São Paulo pela ABRADEMI – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, o evento é considerado o marco inicial da difusão do cosplay no Brasil, sendo realizado em um período de redescobrimento dos animes na televisão brasileira.
Ao longo dos anos a prática do cosplay cresceu de forma exponencial, espalhando-se por todas as regiões do país.
A forma que o cosplay é praticado no Brasil caracteriza-se por uma mistura do modelo americano e japonês. O conceito norte-americano do masquerade (concursos que não se limitavam a exibir as fantasias, mas permitiam aos participantes realizar apresentações que entretiam o público) foi importado e adaptado tornando-se o tradicional concurso de cosplay das convenções de anime brasileiras.
Da influência japonesa, podemos citar a ênfase na caracterização de personagens pré-existentes e o foco na busca pela fidelidade, além da predominância de fantasias inspiradas em animes, mangas e games japoneses.
Atualmente existem milhares de praticantes espalhados pelo país, e os maiores eventos que reúnem fãs do hobby chegam a alcançar um público de mais de 40 mil pessoas.